Vistoria e inspeção veicular: entenda a diferença

/, vistoria veicular/Vistoria e inspeção veicular: entenda a diferença

Vistoria e inspeção veicular: entenda a diferença

Vistoria e inspeção veicular: é verdade que os termos confundem e até assustam quando, em um momento de compra e venda de um carro, nos deparamos com eles sem saber o que realmente significam – e por qual devemos pagar.

Na teoria, “vistoria” e “inspeção” são palavras com o mesmo significado. E sim, grosso modo, tanto vistoria quanto inspeção veicular são serviços que atestam a condição do carro. 

Mas na prática, há diferenças entre eles. Confira quais são:

Vistoria veicular

A vistoria veicular ou vistoria de transferência é a análise que gera o Laudo de Transferência, exigido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) na venda de seminovos. 

Este documento certifica o estado do veículo, sua documentação, que os padrões de fabricação estejam mantidos nos números do motor e chassi e mais:

  • Validade do extintor de incêndio;
  • Pneus;
  • Freios;
  • Buzina;
  • Cintos de segurança.

É a garantia do comprador de que o carro está em condições de segurança e com os documentos atualizados. 

É, ainda, uma maneira de ter certeza de que não há nenhuma peça adulterada ou clonada ali. Isso impede que veículos alterados ou roubados sejam legalizados.

O Código Brasileiro de Trânsito prevê que apenas empresas credenciadas de vistoria (ECV) realizem esse serviço, mantendo qualificado e atualizado o modelo de Laudo de Transferência em consonância com o sistema de dados do Denatran. 

Para se ter uma ideia do quão rigoroso é o controle das informações do sistema nacional, somente profissionais habilitados e reconhecidos através de biometria podem emitir o documento, cujo prazo de validade é de 60 dias e caso reprovado, o consumidor tem 30 dias para refação Gratuita.

Inspeção veicular

Regulamentada em novembro de 2017, a princípio a inspeção veicular seria obrigatória a cada 2 anos para veículos com mais de 3 anos ou comerciais de frotas. Sem ela não seria possível licenciar o carro. 

A obrigatoriedade estaria vigente no País todo até o dia 31 de dezembro de 2019. Mas em março deste ano o Departamento Nacional de Trânsito suspendeu a resolução que tornava obrigatória a inspeção técnica veicular no Brasil. Não há previsão para que a norma entre em rigor.

A inspeção veicular, assim como a vistoria, também confere estrutura do veículo, equipamentos obrigatórios e a condição de segurança do carro, documentação, histórico, números do chassi, motor e carroceria. 

O que a diferencia da vistoria veicular é que na inspeção também são analisados itens externos. 

Atualmente, o serviço é obrigatório apenas quando alguma alteração é realizada no carro. Como instalação de GNV ou mudança de motor, por exemplo. 

Não confunda!

O serviço de vistoria que resulta no laudo de transferência. Ele tem função única e exclusiva para o processo de transferência de propriedade do veículo (compra e venda). Ou para regularização do mesmo, como em casos de transferência de domicílio.

Já a obrigatoriedade de inspeção veicular está suspensa e sem previsão de início.

 Vistoria para transferência é na Super Visão

 A Super Visão é especializada e credenciada para exercer o serviço de Vistoria de transferência.  E você pode comprar online clicando aqui.

Por |2019-08-19T12:30:49-03:0010 de julho de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário

dois × um =