Tudo sobre Vistoria Veicular

/, vistoria veicular/Tudo sobre Vistoria Veicular

Tudo sobre Vistoria Veicular

 Comprar um automóvel está entre os marcos da vida de uma pessoa. Ainda mais do brasileiro, que é apaixonado por carros

Durante esse artigo, entenda quais são os principais problemas enfrentados na compra e venda de um veículo. E o mais importante: aprenda como evitá-los e não ser passado para trás. 

O mercado de compra e venda de veículos 

A crescente na frota de veículos já supera cerca de 10 vezes o crescimento populacional. Hoje, o Brasil apresenta a relação de 1 automóvel para cada 4,4 habitantes. 

Ainda assim, esse aumento no número de veículos segue uma mudança no setor automotivo. 

A crise econômica, somada ao corte de incentivos fiscais concedidos pelo governo abalou significativamente a compra de carros zero km.

 

 

 

 

 

Em contrapartida, o mercado de veículos usados e seminovos expandiu

Segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), em Janeiro de 2019, a procura por carros usados foi quase cinco vezes maior do que pelos zero km. 

Surpreendentemente, o destaque vai para a categoria de carros com mais de nove anos, com alta de 18% em relação ao primeiro semestre de 2018. 

Ao mesmo tempo, o comportamento de compra foi alterado pelos meios digitais. A internet e seus mecanismos de busca influenciaram também na forma como os veículos são comprados e vendidos. 

Ao mesmo tempo em que os carros mais consumidos mudaram, o comportamento de compra também foi afetado pelos meios digitais. Agora, a Internet é facilitadora de todo o processo. 

Ampliam-se as opções disponíveis e a venda entre pessoas físicas é favorecida por transações online. Dessa maneira, a necessidade de um intermediário, como uma loja física, por exemplo, torna-se obsoleta. 

Por um lado, isso aumenta a competitividade dos preços. Por outro, torna necessária atenção redobrada com fraudes, furtos e adulterações, já muito recorrentes em território nacional. 

Problemas na compra e venda de veículos

Como proteger meu patrimônio? Essa pergunta parece um verdadeiro desafio diante da crise da segurança pública nacional. 

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2016, o Brasil teve um roubo de veículo a cada minuto

Já em 2017 esse número diminuiu. Ainda assim, foram quase 539 mil carros roubados ou furtados. Destes, estima-se que cerca de 50% é desmontado e retorna ao mercado no comércio ilegal de peças. 

O que é e como funciona a Vistoria Veicular

Um veículo roubado não pode ser vendido de maneira lícita, certo? Por isso, a partir daí originam-se outras infrações.

 Contudo, a combinação para isso é quase sempre a mesma: uma pessoa desonesta e uma outra muito empolgada, querendo fechar logo o negócio. 

Na verdade, existem inúmeros golpes relacionados a compra e venda de veículos. Vamos a exemplos: 

1 – Clonagem:

 é realizada uma cópia do carro roubado, geralmente no Paraguai. As características podem ser integralmente ou parcialmente replicadas. A documentação é falsificada e o veículo retorna ao mercado, ou é vendido a desmanches. 

2 – Golpe do veículo fantasma:

 um carro com preço bem abaixo da média do mercado é anunciado nos meios de comunicação – TV, rádio e internet. Quando o comprador entrar em contato, descobrirá que o veículo está longe, em outra cidade ou Estado. Mas que pode ser entregue em qualquer lugar do país. 

Após receber fotos, vídeos e demonstrar entusiasmo, o comprador é avisado de que existe outra pessoa que também quer fechar negócio. O carro só poderá ser segurado mediante depósito de 10% a 20% do valor anunciado. Depois disso, os golpistas (e o dinheiro) desaparecem. 

De fato, é possível compreender que os carros seminovos e usados são mais fáceis de serem adulterados. Ao mesmo tempo, possuem maior probabilidade 

de serem advindos de roubos ou furtos, gerando ao consumidor desavisado enormes prejuízos. 

Reconhecer esses veículos é complexo e, por isso, é um trabalho normalmente realizado por empresas especializadas através de serviços como: 

1 – Vistoria Veicular 

2 – Vistoria de Transferência 

3 – Vistoria Cautelar 

4 – Vistoria Certicar 

Vistoria Veicular 

ECV’s são Empresas Credenciadas de Vistoria, reconhecidas pelo DETRAN. Especializadas em avaliar veículos, elas estão aptas para a realização da vistoria veicular

Em suma, a vistoria veicular tradicional possui dois focos principais: verificar a originalidade e a procedência do automóvel. Existem, porém, no mercado, produtos de certificação mais completos que além de verificar procedência e originalidade, também verificam as condições estruturais do veículo, pintura e itens acessórios. 

A verificação técnica do veículo acontece a partir da análise de componentes mecânicos a fim de verificar sua originalidade e devido funcionamento. Dessa forma, são examinados itens como motor, número de chassi e etiquetas de identificação

Por isso, é também um procedimento de segurança no trânsito, ao passo que visa confirmar se os carros estão em condições adequadas de uso de acordo com as especificações de fábrica. 

Nesse meio tempo, é realizada a análise de procedência. Para isso, a empresa levanta o histórico e a documentação do veículo. Com o intuito de verificar suas informações oficiais, como a passagem por leilões e se possui antecedentes de sinistro

Após esse processo, um laudo que comprova as especificações do carro e a quem ele pertence é emitido. Para que seja válido, precisa ser proveniente de uma empresa credenciada de vistoria reconhecida pelo DETRAN (ECV’s). 

Esse laudo é necessário para expedir novo Certificado de Registro do Veículo (CRV). Segundo a Lei no 9.503, artigo 123: 

Art. 123. Será obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo quando: 

I – for transferida a propriedade; 

II – o proprietário mudar o Município de domicílio ou residência; 

III – for alterada qualquer característica do veículo; 

IV – houver mudança de categoria.” 

Vistoria de Transferência 

A vistoria de transferência é obrigatória para transferência de qualquer veículo. Por estar prevista no Código de Trânsito Brasileiro, só é possível emitir o documento do carro com o nome do novo proprietário após realizá-la. 

Segundo a Resolução no 466/2013 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito): 

“Art. 2o A vistoria de identificação veicular, por ocasião da transferência de propriedade ou de domicílio intermunicipal ou interestadual do proprietário do veículo, é de responsabilidade dos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal e poderá ser realizada por pessoa jurídica de direito público ou privado previamente habilitada.” 

Assim, o CRV pode ser solicitado apenas após a assinatura do laudo de transferência por parte do vendedor e do comprador do veículo. 

Afinal, o que é a vistoria de transferência

É a análise da originalidade do número do motor e chassi de acordo com o padrão do fabricante. Além disso, contempla o exame dos itens de segurança como: 

  • Freios 
  • Buzina 
  • Cinto de segurança 
  • Pneus 

Por fim, a documentação do veículo é verificada, comparando as informações com a base de dados oficiais. 

Para realizar a vistoria são necessários os seguintes documentos: 

  • Certificado de Registro do Veículo (CRV) 
  • Certificado de Registo e Licenciamento de Veículos (CRLV) 
  • Carteira de identidade 

Após comparecer a uma empresa credenciada (ECV) e submeter o carro à vistoria, ocorrerá a emissão do laudo de transferência. 

Laudo de Transferência 

O laudo foi desenvolvido com o intuito de tornar a transferência veicular mais transparente e confiável tanto para os consumidores quanto para as entidades públicas. 

Ele confirma a originalidade do veículo e das peças que o compõe, se sua propriedade é legítima, assim como a condição em que se encontra para poder transitar pelas ruas. 

É importante ressaltar que ele só é válido no Estado em que for emitido, por isso, precisa ser emitido onde o veículo for registrado. 

O que é e como funciona a Vistoria Veicular

A partir de 2015, o DETRAN decretou que passassem a ser anexadas fotografias ao laudo. 

Dessa forma, o laudo de transferência é uma segurança tanto para quem vai comprar, quanto para quem vai vender um veículo. Além dele, existem outras maneiras de se prevenir, como veremos a seguir. 

Vistoria Cautelar 

A vistoria cautelar funciona de maneira preventiva. Semelhante à vistoria de transferência, funciona como uma análise do veículo a fim de comprovar sua originalidade mecânica e estrutural, além da procedência da documentação. 

Entretanto, o processo de verificação é mais completo uma vez que mais componentes da estrutura do carro são submetidos à análise. Sendo assim, é possível identificar outros fatores, como por exemplo, se o veículo já sofreu danos severos em decorrência de alguma batida e em que estado estão as peças. 

Na vistoria cautelar são examinados elementos mecânicos e estruturais como: 

  • Chassi 
  • Motor 
  • Câmbio 
  • Vidros 
  • Etiquetas de identificação 
  • Longarinas dianteiras e traseiras 
  • Painel dash 
  • Painel dianteiro 
  • Painel traseiro 
  • Laterais 
  • Teto 
  • Entre outros 

Ademais, existe uma pesquisa acerca da autenticidade da documentação do carro. Para isso, tanto seu histórico quanto de seus proprietários são levantados, com o objetivo de verificar participação em leilões ou em ocorrência de sinistro. 

Os dados de chassi, motor e renavam também são cruzados com a base nacional e estadual para certificar que o automóvel não contém nenhuma adulteração. 

Portanto, a vistoria cautelar previne que o comprador seja burlado por fraudes e adulterações. Ao mesmo tempo, protege o pós-venda à medida em que justifica qualquer alteração após a emissão do laudo. 

Laudo Cautelar 

Ao final do processo é gerado um laudo técnico, com uma descrição minuciosa dos pontos analisados e imagens fotográficas anexadas. 

Por consequência, a vistoria cautelar auxilia no combate a roubos, furtos e possíveis fraudes, porque inviabiliza a venda de mercadorias com procedência duvidosa. 

Vistoria Certicar 

À frente de todas as vistorias existentes está a Vistoria Certicar. Um produto exclusivo da Super Visão, funciona como um verdadeiro raio-x do veículo. 

Esse serviço diferenciado consiste na vistoria completa do veículo. Assim, a condição estrutural, mecânica, verificação de histórico, pintura e itens acessórios são examinados. 

Vistoria Veicular - O que é e para que serve

A saber, os itens estruturais e mecânicos analisados para comprovação da originalidade são: 

  • Chassi 
  • Motor 
  • Câmbio 
  • Vidros 
  • Etiquetas de identificação 
  • Longarinas dianteiras e traseiras 
  • Painel dash 
  • Painel dianteiro 
  • Painel traseiro 
  • Laterais 
  • Teto 
  • Entre outros 

Igualmente à vistoria cautelar, o histórico do veículo é inspecionado a fim de comprovar a autenticidade da documentação e procedência do veículo. 

Como diferencial, é detalhado se a pintura está em boas condições e se possui: 

  • Amassados, riscos ou ralados (mesmo que pequenos) 
  • Danos ou batidas 
  • Pontos de ferrugem ou trincos 
  • Pontos de queimadura 

Por fim, também verifica a presença de itens acessórios como: 

  • Air Bag do motorista e passageiro 
  • Ar condicionado 
  • Banco bipartido 
  • Câmbio automático 
  • Computador de bordo 
  • Direção hidráulica ou elétrica 
  • Teto solar 
  • Vidros elétricos 
  • Entre outros 

Logo, é possível compreender porque a Vistoria Certicar é a mais completa do mercado. 

Laudo Certicar 

Após minuciosa análise, é emitido um laudo técnico com a descrição dos pontos examinados, com suas respectivas ilustrações fotográficas. 

Como diferencial, além do levantamento do histórico do veículo, ocorrências de sinistros e levantamento em leilões, também consta o registro de último KM anexo ao DETRAN. 

Onde realizar vistorias? 

Agora você já sabe a importância de realizar uma vistoria. Porém, é igualmente significativo a escolha de um lugar qualificado para submeter seu carro a esse procedimento. 

Primeiro porque tanto o laudo técnico quanto o de transferência só são válidos se emitidos por uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV). Segundo porque muita coisa está em jogo: esse laudo é a garantia de que você não está sendo enganado ao comprar um veículo seminovo ou usado

Já imaginou quanto você pode perder por uma análise incorreta? 

Por isso, realize sua vistoria em uma empresa de qualidade e procedência

Super Visão Vistorias Automotivas 

A Super Visão Vistorias Automotivas preza pela excelência em seus serviços para garantir o melhor a seus clientes. Fundada em 2005 com o intuito de ajudar os clientes a adquirirem um veículo com procedência, além de impactar na diminuição de roubos e furtos de automóveis

A experiência é comprovada pelo pioneirismo. A Super Visão é a marca líder no segmento de vistorias automotivas no Brasil. Hoje, são mais de 140 unidades distribuídas pelas principais cidades do país que geram mais de 80.000 laudos mensais. Todas elas possuem certificado de qualidade ISO 9001 e seguro de responsabilidade cível. 

Com transparências nas transações, a segurança veicular é prioridade. De fato, isso só se concretiza pela especialidade técnica e alto padrão de atendimento. 

A Super Visão disponibiliza serviços mais rápidos e de maior qualidade do que qualquer outra empresa no mercado. Isso é possível pela junção entre tradição e 

soluções inovadoras para atender as necessidades dos clientes. Um exemplo disso é a possibilidade de agendar a vistoria online como uma alternativa mais prática. 

Você merece concretizar seu sonho de comprar ou trocar de carro com segurança. Fuja de truques, compre agora sua vistoria

Por |2019-08-15T12:38:04-02:0015 de agosto de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário

4 × 4 =