fbpx

Transferência de veículo: cuidado com dívidas e multas

//Transferência de veículo: cuidado com dívidas e multas

Transferência de veículo: cuidado com dívidas e multas

Sabemos que acumular dívidas de qualquer natureza é um grande transtorno. Mas o acúmulo de débitos com multas e documentação do carro pode ser prejudicial até para a venda do seu veículo.

Se você precisar de liquidez (acesso rápido ao dinheiro) da venda por uma questão pessoal, por exemplo, a dor de cabeça por dívidas acumuladas pode ser um empecilho.

O mercado de carros usados está aquecido. Isso significa que há boas ofertas de veículos, mas para que o seu não fique empacado, busque orientação sobre a quitação de débitos em aberto e evite problemas.

Se o seu caso é o de comprador, siga protocolos seguros de compra e fique atento se o carro tem dívidas de financiamento, multas de trânsito ou taxas e impostos.

Em caso de comprar um carro com dívida de financiamento, certifique-se que esteja pagando ao vendedor apenas o valor proporcional e proceda a transferência da dívida diretamente com o financiador.

As informações sobre alienação fiduciária devem constar no documento do carro (CRV), geralmente no campo observação.

Outra dívida que o carro pode ter é referente à multas de trânsito em aberto ou impostos e encargos como o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro DPVAT).

Dependendo do caso a dívida pode ser alta, pois aos débitos incidem juros. A melhor recomendação é a consulta no site do Detran. Você pode consultar a partir do número do Renavam do veículo que pretende comprar.

Transferência segura – como proceder?

Para não cair em armadilhas, realize a transferência do veículo com segurança. Para isso ela precisa ser oficializada toda vez que o carro muda de proprietário.

Para este trâmite, o Detran exige em todo o território nacional:

  • CRV (Certificado de Registro de Veículo) assinado pelo vendedor e com firma reconhecida em cartório;
  • RG ou CNH, CPF, comprovante de residência do comprador;
  • Laudo de vistoria feita pelo DETRAN ou empresa credenciada (ECV);
  • Comprovante de pagamento das taxas referentes à transferência.

Atenção: apresentar documentos originais e uma cópia simples de cada.

Os custos com a transferência são de responsabilidade do comprador do carro. Por isso ele deve se informar sobre a importância da vistoria.

A Importância da Vistoria Cautelar

Até algum tempo atrás, comprar um carro usado era uma aventura de risco.

Para evitar fraudes, a única exigência era o decalque do número do chassi do motor do veículo. Porém, tudo isso mudou com a chegada da vistoria cautelar.

A Super Visão inovou ainda mais e é a única empresa de vistorias que conta com a Vistoria Veicular Certicar, um serviço exclusivo que vai além da vistoria cautelar tradicional. A vistoria Certicar é o certificado de procedência do veículo. Na vistoria, é feita uma análise minuciosa que consiste em assegurar que aquele carro tem um bom histórico. O processo inclui um Raio X completo do veículo, assegurando assim, a originalidade de peças, etiqueta de identificação, reparos estruturais etc.

Com a Vistoria Certicar, a Super Visão analisa as condições estruturais do veículo. Dentre elas: pintura (condições, amassados, batidas, pontos de ferrugem, partes queimadas e etc),  histórico do veículo (roubo, furto, sinistros e leilão), identificação e originalidade (Chassi,Motor, Câmbio, Vidros) e demais itens (Air Bag do motorista e passageiro, Ar condicionado, Banco Bipartido, Câmbio automático e muito mais).

Além disso, itens de segurança e documentos do veículo são verificados para atestar sua validade. Tudo isso sempre de acordo com os procedimentos e legislação vigente.  

Após a análise é emitido o laudo de vistoria. Nele contém as descrições dos pontos analisados com as respectivas ilustrações fotográficas.

A Super Visão é referência na emissão de laudos de transferência e vistorias veiculares, sendo assim uma ECV – Empresa Veicular credenciada pelo Detran de São Paulo ofertando um serviço de qualidade com valores acessíveis.

São mais de 140 unidades distribuídas por todo o país.

Clique aqui e encontre a unidade mais próxima de você.

Por |2019-07-24T14:39:15-03:001 de maio de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Avatar

Deixar Um Comentário

17 − 6 =